lombalgia - определение. Что такое lombalgia
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

Что (кто) такое lombalgia - определение

Lumbago

lombalgia         
sf (lombo+algia2) Med Dor na região lombar.
lombalgia      
s.f.
-med dor na região lombar, devida a lesões da coluna ou afecções que atingem as vísceras situadas naquela região (como, p.ex., o rim)
-etim lomb(o)- + -algia -sin/var dor lombar, dor de cadeiras, dor de rim, dor nas ancas, dor nos quartos, lumbagem, lumbago

Википедия

Lombalgia

Lombalgia ou dor na região lombar é um sintoma comum que pode resultar de várias causas distintas, pondendo ser conhecidas ou desconhecidas. A dor lombar é definida como dor ou desconforto localizado na região posterior do tronco (as costas) entre a margem inferior da última costela e a dobra inferior dos glúteos, podendo ter presença ou não de dor nos membros inferiores. A dor é de intensidade variável, desde um desconforto constante até dor súbita e intensa.

Na maioria das pessoas com dor lombar (cerca de 90%) não é possível identificar a origem específica da dor, isto é a sua causa pato-anatómica é desconhecida, sendo esta denominada de dor lombar inespecífica. A lombalgia pode ser classificada de acordo com a duração em aguda (dor com duração inferior a seis semanas), sub-crónica (6 a 12 semanas) ou crónica (mais de 12 semanas). Pode também ser classificada de acordo com a causa subjacente em mecânica, não-mecânica ou por dor referida.

As pessoas com dor lombar aguda inespecífica apresentam geralmente uma melhoria dos seus sintomas algumas semanas após o seu aparecimento. Entre 40 a 90% das pessoas recuperam por completo no prazo de seis semanas.

Uma pequena percentagem de pessoas (cerca de 1 a 5%) apresenta dor lombar como consequência de patologias específicas graves (tais como fratura vertebral, infeções, neoplasias malignas, condições inflamatórias ou síndrome da cauda equina) que requer um tratamento específico e por vezes imediato.